top of page

Técnicas e abordagens em psicoterapia.

No trabalho terapêutico utilizo técnicas e abordagens, que me proporcionam uma melhor conscientização e compreensão do que se faz necessário aos meus pacientes. Analisando e avaliando cada um dentro de sua singularidade. Respeitando e buscando o que melhor se adapta em relação  a estrutura e visão de "mundo" para cada um. Neste trabalho busco observar e auxiliar o paciente de forma integral, esperando com isso atingir um resultado mais amplo e breve, dentro das expectativas do paciente.
Abaixo, cito detalhes das principais técnicas que utilizo, tendo em vista a amplitude de suas aplicações e benefícios proporcionados, seja dentro do contexto físico, emocional ou mental.
Hipnose e Regressão
Neuroterapia
Neurofeedback
Terapia 
Cognitiva  e
Comportamental

É o tratamento que utiliza o transe hipnótico como instrumento terapêutico, que não é mais que uma forma especial de psicoterapia. A hipnose é um estado alternativo de consciência ampliada e totalmente natural, ou seja, é um estado pelo qual o sujeito permanece consciente todo o tempo, experimentando sensações, sentimentos, regressões, hipermnésia (Rever pensamentos passados de forma nítida) Hiperestesia (Aumento da sensibilidade tátil) analgesias e outros fenômenos hipnóticos, estado no qual é possível haver um processo educativo, de orientação, recuperação e modificação daquilo que é indesejado na vida da pessoa . 
O transe hipnótico pode ser natural ou induzido, induzido quando se busca finalidades terapêuticas. Durante o transe a pessoa fica mais plenamente acordada, focado, voltado para seu universo interior e ao mesmo tempo com todo o processo sobre controle.

Neurofeedback é uma avançada técnica de abordagem do funcionamento cerebral, não invasiva e que utilizada tecnologia EEG para captar e demonstrar em tempo real os padrões de ondas cerebrais. O Neurofeedback estimula as habilidades naturais do cérebro, regenerando e desenvolvendo suas potencialidades, permitindo assim a correção de distúrbios e o aprimoramento das funções cerebrais de modo mais permanente, visando a ampliação da consciência e do bem estar de uma forma geral. O cérebro é onde mente e corpo se unem. Assim como você pode treinar seu corpo para obter força, resistência e flexibilidade, do mesmo modo pode treinar o seu cérebro, tornando-o muito mais ágil e eficiente.

IA terapia cognitiva, também conhecida como terapia cognitiva comportamental (TCC) é um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de diversos transtornos mentais. A terapia cognitiva é estruturada para ter uma duração curta e se baseia na teoria cognitiva, uma teoria composta por 10 axiomas formais que embasam teoricamente diversos modelos e aplicações na prática clínica. Alguns autores defendem que esta abordagem oferece um arcabouço conceitual sobre o qual diversas abordagens psicoterapêuticas poderiam ser integradas.

bottom of page