Dúvidas mais frequentes sobre Psicoterapia.

Esta página visa esclarecer de forma clara e objetiva algumas questões relacionadas ao tema da Psicologia.

O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é o termo aplicado ao uso de técnicas e abordagens no  tratamento das doenças ou distúrbio mentais ou psíquicos  e se dá de inúmeras formas e sem a utilização de medicamentos.  Na psicoterapia trata-se também questões emocionais e doenças psicossomáticas. Existem vertentes ocidentais e orientais que proporcionam uma ótica completamente diversa das questões relacionadas a mente humana.

Como se dá o processo Psicoterapêutico?

O processo terapêutico acontece através de encontros semanais, numa relação bi-pessoal, entre terapeuta e cliente, com horário marcado e cada sessão tem em torno de 50 minutos.

Quanto tempo leva um processo terapêutico?

O tempo é indeterminado, depende muito das abordagem e técnicas utilizadas e também da questão trazida pelo cliente. Existem abordagens  denominadas breves e focais que são diretivas, trabalham aquele determinado ponto em questão e as não diretivas que atuam de forma indireta.

Quando devo procurar auxilio da Psicoterapia?

​​Quando por si mesmo voce não estiver mais dando conta de suas questões existências que há muito lhe afligem,  que lhe causam sofrimento psíquico  por exemplo. Quando a sua forma de pensar e reagir aos fatos da vida esteja causando prejuízo a sua vida social e ao seu desenvolvimento como um todo.

Qual abordagem psicológica devo escolher?

A escolha da abordagem depende em parte do seu perfil psicológico, talves, uma pesquisa básica sobre as diversas abordagens seja o ideal para o sucesso da sua terapia, porém , a grande maioria das pessoas  não escolhe, o que pode trazer frustração e muitas vezes o agravamento de seus estados iniciais, pelo fato das mesmas desistirem da terapia. Para saber mais sobre abordagens psicológicas vou em breve anexar um texto na barra menu principal.